AtualidadePlásticasSociedade

Fait Ici

Sobre a Exposição

Artista ” rebuscador ” , como ele próprio se define, Christian Lefèvre recupera uma grande variedade de materiais de origem industrial (a maioria) ou natural.

Nesta exposição, ele apresenta um conjunto de obras esculpidas à volta do mesmo tema: a paisagem. Que esta apareça através de raízes (” C’est risqué “) ou, como se de plantas de um jardim se tratasse, (” C’est bien parti “), tudo se refere à paisagem, a qual para o artista, é sempre uma construção humana e nunca o que poderíamos chamar “natureza”. Distância sugerida pela ironia dos títulos…

Para o escultor a natureza é o mundo selvagem, o impenetrável, nem bom nem mau ao invés de tudo o que é criado e modelado pelo ser humano.

Estamos perante uma releitura crítica da tradição artística, tanto na prática da estatutária como na prática do género paisagístico na arte. Na pintura, sobretudo depois do século XVIII, a paisagem permite aos artistas uma representação do sublime, da beleza divinizada da natureza. Mais tarde, no século XX, em movimentos artísticos como o da Arte Povera (“arte pobre” em italiano) os artistas afastam-se completamente desta ambição.

O minimalismo, a reutilização de materiais, a marca da pegada humana estão no coração das obras deles. No trabalho de Christian Lefèvre encontramos o eco dessas preocupações.

Quanto aos desenhos, se prolongam a temática da paisagem, eles ocupam no entanto um lugar à parte. Trabalhados em série, de maneira mais obsessiva, aparecem menos sujeitos ao rigor, apresentando mais fantasia e liberdade.

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Renato Batisteli Pinto

Licenciado em marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo Brasil, auto didata em marketing digital. Humanista e amantes das artes. Sólida experiencia em marketing aplicado aos negócios locais

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.