Editorial – Edição 45 – Fev. 2023
Os “Dias da Rádio” na Casa Igrejas Caeiro, em Caxias, com uma programação da poesia.fm em colaboração com a Fundação Marquês de Pombal, foi um evento que despertou o espírito de tertúlia e debate sobre a Cultura no panorama municipal, não deixando adormecer as expectativas para um concelho com mais espaços e mais-valias culturais.
O Auditório José de Castro que será em breve inaugurado terá o potencial para voltar a dinamizar culturalmente a nossa vila e é com grande expetativa que aguardamos pela homenagem anual ao Ator que lhe dá nome.
A proximidade com o novo Parque Navegantes, área coberta de estacionamento taxado, deverá permitir a criação de mais áreas livres de automóveis, criando mais espaço e mobilidade para as pessoas num centro histórico em renovação.
A reconversão do Rinque Leocádio Pórcio,recinto histórico, onde as maiores glórias do hóquei patinado aprenderam a patinar,poderá tornar o Jardim de Paço de Arcos mais polivalente.
O Museu Municipal Martins Correia foi um dos motes para o passeio à Golegã, promovido pela nossa Associação no passado dia 24 de fevereiro.
A Inauguração do conjunto escultórico,produzido em bronze pelo artista António Vidigal, que eterniza a arte e a cumplicidade entre Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz inaugurado a 27 de janeiro no local da antiga lota, atual Praça Guilherme Gomes Fernandes.
Saudando a estratégia de contínuo investimento em arte em espaço público, a possibilidade de vir a abranger todos os bairros do município criará, com certeza, um mais forte laço comunitário.
As preocupações dos moradores de Paço de Arcos, com novos projetos urbanísticos fora da escala local, também são assuntos que acompanhamos, as torres do Espargal e o destino da Quinta do Torneiro e envolvente.