LEMBRAR José de Castro
LEMBRAR José de Castro
LEMBRAR José de Castro
Dia 18 de novembro
PROGRAMA
16h – Romagem ao Monumento a José de Castro, em Paço de Arcos, com deposição de uma coroa de flores
17h30 – Quem foi José de Castro?
Auditório Municipal José de Castro
Uma conversa informal de convívio e partilha em torno de um nome lembrando a vida do ator e do homem. Com Fernando Dacosta, João Mota e Fernando Tordo
18H30 – EntreVersos – Vida e poemas de Natália Correia
Pelo Teatro Bastardo (O Irmão do Meio)
SINOPSE
No próximo dia 18 de novembro, sábado, terá lugar no Auditório Municipal José de Castro, um programa que visa celebrar e lembrar a vida de uma figura carismática do concelho de Oeiras. Falamos, obviamente, do ator José de Castro, natural de Paço de Arcos, cujo percurso artístico foi relevante e que está perpetuado na Fotobiografia do ator, de autoria de Fernando Dacosta, publicada pelo Município em 2005. Um livro que traça o caminho de um homem ímpar não só para o teatro português, mas, sobretudo, para a arte (e a arte dramática em particular) no seu sentido universal utilizando uma das expressões mais essenciais da linguagem humana.
Por reconhecer a dimensão humana e cultural desta figura, a Câmara Municipal de Oeiras, para além de apoiar edições como esta, assinala, há anos, a memória de José de Castro com uma homenagem simbólica. Este ano, e porque existe um espaço recentemente inaugurado que transporta o seu nome, planeámos um programa de atividades que, para além de romagem ao monumento erigido em seu nome, irá contar com a realização de um programa que inclui uma conversa informal e a exibição de uma performance. O objetivo é partilhar com o público vivências e memórias, em conjunto, de José de Castro.