ClubesDesporto

Paço de Arcos Clube

Basquetebol, formação e responsabilidade social. Nascido em 2011, o PAC é hoje o Clube de basquetebol em Portugal com mais atletas federados.

Vamos chamar-lhe Joana. A Joana tem 16 anos e anda no 11º ano. Todos os dias acorda às 7h e segue para a escola onde tem aulas até meio da tarde. Regressa a casa. Faz os trabalhos. Por volta das seis da tarde, veste os calções e a t-shirt, arruma os ténis na mochila e a garrafa de água e segue para uma hora e meia de treino, a que se junta três vezes por semana a Preparação Física. Chega a casa às nove da noite. Quatro vezes por semana. No dia seguinte a mesma rotina. Sexta nada de excessos. Porque sábado ou domingo são sempre dia de jogo. Há ainda os jogos de outras equipas do Clube que a levam ao Pavilhão Jesus Correia ao fim-de-semana. Vai com as amigas (leia-se as colegas de equipa). Em junho, oferece-se para passar três dias como guia de uma das equipas convidadas para o Oeiras Basketball International Tournament, organizado pelo Paço de Arcos Clube e que vai em 2024 para a sua terceira edição. O que faz correr a Joana? O Diogo? A Carlota? O amor ao basquetebol claro. Mas não só. O amor a um clube que se tornou a sua segunda casa.

Muito mais do que um Clube

As palavras de incentivo dos pais amparam-nos quando somos bebés. A dar os primeiros passos, a dizer as primeiras palavras. Muitas crianças a partir dos seis anos encontram essas palavras pelas mãos dos treinadores das classes mais jovens, do minibasquete, que as ajudam a coordenar movimentos, a correr mais rápido, mas também o valor da resiliência, a importância de resistir à frustração, o espírito de grupo. E o trabalho continua pelos anos fora, dos escalões Sub 14 aos Sub 18, femininos e masculinos, num clube que teve na Formação o seu conceito-chave desde o momento da sua criação.

Provavelmente, o Paço de Arcos Clube nasceu por casmurrice, como nascem tantos projetos associativos no nosso país. Francisco Martins – atual Presidente da Direção do Clube – e André Roxo criaram o PAC que iniciou a sua atividade com três treinadores, três equipas e cerca de 50 praticantes nas instalações da Escola Náutica. Nesse mesmo mês, o Presidente Nuno Campilho disponibilizou-se para apoiar o futuro clube e ser a Junta de Freguesia de Paço de Arcos a Sede institucional.

Formalmente, o Paço de Arcos Basquete nasceu a 11 de Setembro de 2011. A ideia tomou forma e, paulatinamente e de forma consistente, o Clube foi crescendo. Em número de sócios-atletas, em número e qualidade das equipas técnicas, na complexidade da organização com o enquadramento da figura dos Coordenadores, na complementação do trabalho desenvolvido em campo com a Preparação Física, Fisioterapia e consultas médicas disponibilizadas aos sócios. Organizaram-se Campos de Férias Ativas e de Skills para os seus associados, nos períodos de interrupção letiva, para idades que vão dos 6 aos 16 anos. Alargou-se a oferta com uma modalidade dedicada aos pais dos atletas – o Mix Fitness.
Sempre com os olhos postos no que podia fazer pelo concelho de Oeiras, o Clube trabalha atualmente na comunidade com as AEC’s (Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular), nas Escolas Básicas Joaquim de Barros, Gomes Freire de Andrade e Anselmo de Oliveira. Além disso, tem uma parceria estrutural com o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, de onde recebe alunos estagiários do curso de Gestão Desportiva e que acolheu o Clube, tal como a Escola Náutica, desde o início.

Mas o PAC cresceu de outras formas. Cresceu na consciência da responsabilidade social, envolvendo-se na comunidade e incentivando os mais jovens a terem um papel que faça a diferença. Cresceu ao englobar práticas sustentáveis na forma de trabalhar que foram transmitidas aos atletas. Por isso mesmo, em 2023/24, o Clube fez dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a sua bandeira, cinco em particular: Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsáveis.

Oeiras Basketball International Tournament: ir mais longe, beneficiar a modalidade e o concelho de Oeiras

Chegado o ano de 2020, a dimensão e o peso do Clube na comunidade tornaram imperativo dar mais um passo: a criação de um Torneio que reunisse equipas de basquetebol não só nacionais, mas internacionais, de todos os escalões, repartidos em dois fins de semana. Pensou-se em grande, mas a Direção criou um grupo de trabalho, englobando um conjunto de pais com diversas valências, apelou aos seus sócios para que se voluntariassem no terreno nas mais diversas áreas – bares, guias de equipas, preparação dos campos – e nasceu o Oeiras Basketball International Tournament. Em 2023, teve a sua segunda edição e os números falam por si: 1300 atletas; 86 equipas, um calendário de 156 jogos repartidos por 7 campos e 19 parceiros.

Olhar o futuro

Atualmente, o Paço de Arcos Clube conta como apoios de referência com a Câmara Municipal de Oeiras, a Oeiras Viva, o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos e de São Julião da Barra, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Lisboa, a Escola Superior Náutica e o ISQ. São estes apoios – e os dos sócios – que permitem dar uma resposta de qualidade às necessidades dos seus mais de 300 os sócios-atletas, dos Sub 8 aos seniores. Os treinos – três a quatro vezes por semana – já não são apenas na Escola Náutica, mas na Escola Básica Joaquim de Barros, no Pavilhão Jesus Correia, na Escola Secundária Sebastião e Silva e no Pavilhão do ISQ, que apoia também a equipa Sub 14M A do clube, que se sagrou este ano Campeão Nacional.

O objetivo? Continuar a servir a comunidade no concelho de Oeiras, sempre de olhos postos na missão que presidiu à sua génese: “Promover a educação e formação utilizando as competências associadas ao treino e ao jogo de basquetebol; ser uma referência na construção do percurso pessoal e desportivo dos seus sócios.”

Mais do que um clube, uma escola de formação. É desta forma que o Paço de Arcos Clube se assumiu desde o primeiro momento e se dúvidas houvesse sobre a forma como levou com sucesso a cabo esse compromisso, basta falar com a Joana. Ou com o Diogo. Ou com a Carlota. Eles sabem bem porquê…

3ª Série | nº 49 | Outubro 2023 | Autor: Sofia Martinho | Fotografia: Paço de Arcos Clube

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Renato Batisteli Pinto

Licenciado em marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo Brasil, auto didata em marketing digital. Humanista e amantes das artes. Sólida experiencia em marketing aplicado aos negócios locais

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.