AtletismoDesportoHistória

Os primeiros passos, em Paço de Arcos

Tiro e Sport n.º344

A cronologia histórica do atletismo nacional, publicada pela Federação Portuguesa de Atletismo tem o seu primeiro registo numa competição com um trajeto de 15 Quilómetros, entre Paço de Arcos e Algés.
A prova, a primeira de sempre do Campeonato de Portugal de Estrada, foi organizada pelo “Walking-Race Club”, aconteceu a 29 de janeiro de 1895 teve como vencedor Arthur dos Santos, viria ainda a disputar-se em mais ocasiões mas já sem a denominação de campeonato.
A modalidade com regras mal definidas e nome ainda importado da língua inglesa era designado como Pedestrianismo e foi muito desprezado na imprensa da época, tanto que só viria a ser competição olímpica nos Jogos de 1904, é hoje designada de Marcha Atlética.
O Walking-Race Club era a ‘vertente’ desportiva ou ‘secção de sports ‘ do Casino de Pedrouços que tinha como sede o Forte de Nossa Senhora da Conceição de Pedrouços, localizado na baixa de Algés, edifício hoje quase desaparecido, abordado neste vosso Jornal “A Voz de Paço de Arcos” nos números 145 e 146 de abril e maio de 2005 por Jaime Casimiro.

A Estafeta Cascais-Lisboa, que também passa por Paço de Arcos, continua a ser a mais antiga corrida de estrada que se realiza regularmente em Portugal, tendo tido a sua primeira edição a 24 de abril de 1932, contando já com mais de 80 edições agora com organização a cargo da Associação de Atletismo de Lisboa.

Fontes:
fpatletismo.pt
aalisboa.com.pt
rtp.pt
hemerotecadigital
ojogo.pt

Quantas estrelas esse artigo merece?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a classificar esse artigo

Como você achou este artigo útil ...

Partilhe-o nas redes sociais

Lamentamos que este artigo não lhe tenha sido útil

Ajude-nos a melhora-lo!

Diga-nos como podemos fazê-lo.

Quer receber as nossas notícias em primeira mão?

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Rui Veiga

Da primária ao secundário, nas escolas da Vila, da Ginástica no CDPA à Natação e ao Polo Aquático na piscina da Escola Náutica, muito aprendi nesta terra onde vivo. Hoje com formação em História de Arte e Desenho, abracei o desafio da Voz de Paço de Arcos, de ajudar a manter um jornalismo cívico, público, de contato próximo e comunitário.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.