Portugal já é membro da Associação Internacional da Castanhola – Castamusic
Nos dias de 17 a 19 de outubro em Sevilha, será oficializada a integração de Portugal na Associação Internacional da Castanhola – Castamusic, que somará a participação lusa, nesta plataforma cultural formada por diversos países. Esta estreita ligação foi tornada possível através da nomeação de Alejandra Gutkin como nossa representante nacional, graças ao seu percurso pioneiro na interpretação, formação e divulgação da arte das castanholas de concerto nos palcos Portugueses.
Através deste convite providenciado pelas fundadoras da Castamusic (Mar Bezana e Reyes León), este laço de cooperação artística irá propulsionar sinergias a nível Global com diversos países, tais como Espanha, Itália, França, Alemanha, Argentina, México, Equador, Brasil, Colômbia, entre outros. A missão central desta associação tem o objecto de destacar o papel da castanhola, promovendo a sua importância histórica, actual e futura, nos contextos da música clássica, da tradicional e da flamenca, bem como noutras fusões, incluindo o jazz, o rock e o pop. O grande papel unificador que as duas mentoras deste projecto visam desenvolver, permitirá uma visão alargada do acervo musical existente a nível internacional, aproximando artistas dos mais diversos ramos performativos, com o objectivo comum de potenciar a divulgação desta arte, para novas latitudes e novos públicos.
Além de seu papel como plataforma de apoio para profissionais e entusiastas, a Castamusic visa principalmente promover e fortalecer a cultura musical por meio da prática e divulgação da castanhola como instrumento de concerto. A título de exemplo, compositores de renome, como Luigi Boccherini, Wagner e Rimsky-Korsakov, integraram as castanholas nas suas obras. Ao longo de três dias, o evento de oficialização da Associação levará a Sevilha um programa rico em actividades dedicadas à temática, das quais se destacam masterclasses, galas de coros de castanholas, actuações de concertistas profissionais, conferências, exposições, visitas guiadas e flashmob.
O cartaz deste evento estará aberto ao público internacional através do site www.castamusic.org Entre outras actividades, a participação de Portugal estará a cargo do Coro de Castanholas da EFO – Escola Flamenca de Oeiras, Associação Cultural cuja actuação ocorrerá na Gala de Coros de Castanholas no Monasterio de San Leandro. Originária de Barcelona, Mar Bezana é a actual Presidente da Castamusic, sendo uma reputada concertista, também criadora do seu próprio método de ensino e das primeiras castanholas com luz a nível mundial. No cargo de Vice-Presidente, Reyes León, natural de Sevilha, foi Prémio Sevillanía 2022, destacando-se também como concertista de castanholas, e pioneira na interpretação de marchas da Semana Santa. Alejandra Gutkin assume agora o papel de representante de Portugal da Castamusic, sendo para além de concertista, também fundadora e directora da EFO – Escola Flamenca de Oeiras, Associação Cultural.