Artigo de Capa
Painel Abril 50×50 – Arte Postal, um exercício de LIBERDADE
A base que antecedeu a construção do painel Abril 50 X 50 Arte Postal/ Mail Art , foi a criação dos Livros de Abril 2020/21, realizados por 80 Autores via “email” a preto e branco , com um total de 111 páginas. Foi uma resposta à pandemia que vivemos.
Os dois volumes foram apresentados e doados a Associação 25 de Abril, em Lisboa, em maio de 2023. Naquela data surgiu a ideia de celebrar o próximo 25 de Abril com um processo oposto ao digital – e assim surge a Arte Postal ou Mail Art como meio eleito, e os 50 anos do 25 de Abril como referência.
A Arte Postal foi muito praticada na década de 70 por artistas de todo mundo, utilizando o correio como veículo e a mensagem deve ser lida pelo maior nº de pessoas. Um desenho, apelando à paz, dentro de um envelope, não é Arte Postal. Estava criado um novo projecto: Painel Abril 50X50 – Arte Postal.
Inicialmente foram convidados todos os participantes nos Livros, e, posteriormente outros Autores que demonstraram interesse pela iniciativa. Contámos com mais de 60 participantes com idades entre os 2 e os 90 anos. Será necessário dizer que existem postais com 2 ou mais intervenientes. Um real exercício de LIBERDADE que utiliza o correio como veículo. Realizou-se no dia 25 de março/2024 pelas 16 horas, na sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa uma apresentação do painel e onde se encerrou todo o projecto. Não poderíamos deixar de agradecer à Direção da Assoc. 25 de Abril, pela acolhida desta iniciativa e ainda às Associações: AAPC Vila Franca de Xira na pessoa do seu Presidente Américo Ferreira da Silva, à Imagem Impressa – Arraiolos e à sua Direção, e à Áster Projectos de Arte, representada por Cremilde Caldeira. A todos o nosso reconhecimento e gratidão. P´Coordenação Irene Ribeiro Painel Abril 50×50 – Arte Postal, um exercício de LIBERDADE
Agradecimento: O Jornal A Voz de Paço de Arcos agradece à Associação 25 de Abril, a cedência das imagens do painel de Arte Postal “Abril 50×50”, para publicação. Igualmente prestamos o nosso sentimento de gratidão a Irina Ribeiro, coordenadora do projeto. O Diretor