MISS FINE lança Geração E!
Miss fine é o nome artístico de Helena Fonseca, cantora, autora e compositora nascida em Almada no início dos anos 80.
Aos 16 anos começou a cantar com Paula Teixeira.
Chegou a semifinal de chuva de Estrelas, e em simultâneo aceita o convite de Toy para integrar o tema “Nada nem Ninguém”, um dos temas principais da novela da TVI “Nunca digas Adeus”.
Neste seu percurso integra vários projetos musicais que a levam a pisar inúmeros palcos nacionais.
Após uma paragem de alguns anos, regressa a convite de Paula Teixeira, para criar um projeto, sempre com base no que se propôs ser o seu estilo no âmbito musical.
Um projeto do Fado ao Rock, dois estilos musicais conjugados de forma inigualável e até aqui nunca apresentado. Infelizmente o projeto durou 1 ano apenas, tendo Miss Fine ficado totalmente como a única responsável deste projeto.
O fado e o Rock, criaram a imagem de marca desta artista, e assim Helena Fonseca, em 2017, assume o seu próprio percurso MISS FINE definitivamente, criando o seu projeto “Do Fado ao Rock”, continuando o seu percurso musical com Covers até 2020.
A partir desse ano, começou a planear o seu Álbum a solo MISS FINE.
Todos os temas originais são da sua autoria, e produzidos por José Castanheira, nome bem conhecido da indústria musical. Neste seu trabalho, conta ainda com algumas participações marcantes como Sandro Costa, José Carlos Matos e Pedro Madeira dos Alcoolemia.
Miss Fine é um “monstro de palco”, e consigo uma postura muito particular genuína e única, misturada com pequenas demonstrações da sua personalidade forte e enérgica, que se fundem com a adrenalina da guitarra elétrica, a suave paixão da guitarra portuguesa e o complemento dos três elementos da secção rítmica, criando assim um momento em palco dinâmico, emotivo e muito inclusivo.
Miss Fine é uma artista inigualável, e por isso o espelho da sua alma reflete-se em cada letra do seu trabalho, passando sempre uma mensagem sentida, verdadeira e genuína própria da essência da mesma.
E a fazer prova disso, foi em plena pandemia que Miss Fine entre outros trabalhos que lançou, estreou o seu terceiro single ”ELA (Mulher)”.
O ano de 2023 foi o culminar de um desejo da cantora, ao lançar o seu primeiro CD, composto por vários temas já do seu reportório e a acrescentar o “EU EXISTO”, outro trabalho igualmente com a marca de Miss Fine, forte, e tocante dedicado a geração dos “Entas, para que nunca deixem de sonhar”, segundo defende a arista.
No dia 16 de Maio de 2023, apresentou este seu trabalho “GERAÇÃO E”, no mediático Auditório do Teatro Armando Cortez – Casa do Artista.
A mensagem que este álbum carrega, é especialmente dirigida a geração da artista que muitas vezes vê os seus sonhos e oportunidades profissionais fugirem entre os dedos das mãos, por se encontrarem na “idade dos 40”!!
A artista defende e afirma que:
” Os sonhos podem ser adiados, mas nunca esquecidos. Tudo é possível, porque os sonhos são o nosso maior bem.
Nunca é tarde para começar, nunca é tarde para sonhar, vou caminhar com os sapatos que escolhi para calçar!
Miss Fine
Obrigada, Miss Fine pelas 12 incríveis canções que se viveram em família no dia 16 de Maio num lugar de excelência.
O mundo fica maior e melhor com pessoas com este carisma.
São elas que têm o poder de mudar o mundo!
VIVA A MÚSICA e as pessoas que fazem os sonhos acontecer como Miss Fine!
Eduarda Andrino