Editorial – Ed 54 – Set 24
Neste período estival, em que uma grande parte da população faz férias, enchendo-se as praias do concelho, assinale-se o centenário da Escola Náutica Superior Infante D. Henrique que, situada em Paço de Arcos, junto à marginal, muito honra a nossa comunidade. Esta instituição pública do ensino superior é a única do nosso país que tem a missão de formar quadros para os transportes marítimos e para os portos. Certamente, não haveria lugar mais inspirador para os estudantes e para os professores do que aquele em que a Escola se situa, mesmo em frente ao estuário do Tejo, rio mítico de onde saíram as armadas “descobridoras” ao encontro do mundo.
Na capa o caro leitor encontrará a imagem do Professor José Manuel Constantino, recentemente falecido. São muito estreitas as ligações à nossa comunidade deste insigne português que chegou a presidente do Comité Olímpico de Portugal. Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física, foi atleta federado de Futebol, deu aulas na Escola Secundária Freitas Branco, em Paço de Arcos, recebeu vários prémios, graças aos altos cargos que exerceu de forma exemplar, escreveu vários livros, foi membro cofundador da revista Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto (1993), proferiu no nosso país e no estrangeiro um grande número de conferências, discursos e comunicações sobre Desporto.
Entre 2002 e 2005 foi membro do Conselho Superior do desporto. Na Câmara Municipal de Oeiras foi diretor do Departamento de Assuntos Sociais e Culturais entre 1996 e 2002, e presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Oeiras Viva, entre 2006 e 2013. A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Grau Ouro, em 1996, e o Prémio Prestígio, em 2013. O artigo de capa sobre o insigne Professor é da autoria do nosso colaborador Luís Amorim.
Neste número é dado destaque às Festas de Paço de Arcos, que decorreram entre 23 de agosto e 1 de setembro. Realce-se a exposição “Fusão”, com artistas da Associação Paço de Artes, que teve a sua inauguração no Salão Nobre da Delegação da UFOPAC de Paço de Arcos e esteve patente de 24 de agosto a 1 de setembro. No mês de setembro voltam os eventos no Forte de São Bruno, em Caxias, promovidos pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, a maior associação nacional de defesa do património.
Lembramos que está a decorrer o Concurso de Fotografia e que até ao dia 15 de setembro ainda vai a tempo de participar no mesmo, enviando fotos. No interior deste número poderá consultar o site que diz respeito ao Concurso. Na 5ª feira, 26 de setembro, realizar-se-á um passeio a Palmela, Pinhal Novo e Azeitão. No dia 6 de outubro realizar-se-á, também, a festa habitual dedicada a José de Castro, com romagem ao monumento em sua homenagem, a realização de uma peça de teatro, a exibição de um filme com Amália Rodrigues e a leitura de poemas por Catarina Avelar, no auditório que tem o seu nome. Ainda em outubro realizar-se-á um evento do MAP (Mostra de Artes da Palavra), onde a “Voz de Paço de Arcos” estará presente com a exposição do seu espólio sobre o tema da Palavra. Haverá um momento musical protagonizado por Manuel Gaspar e Mário Eustáquio.