Empreendedorismo Digital
Dominando os Bastidores do Marketing Digital
Com este artigo dou inicio a uma série de conteúdos úteis para quem quer empreender na Internet. Nela vou abordar a parte menos visível dos empreendimentos digitais
Empreender no mundo digital significa entrar num universo de oportunidades jamais imaginadas pela imensa maioria das pessoas.
Nunca uma tecnologia foi tão poderosa e ao mesmo tempo acessível. São comuns a história de pessoas simples, muitas vezes limitadas em vários aspetos, que alcançaram notoriedade e sucesso financeiro sendo remuneradas a um nível dificilmente alcançado por qualquer outra relação profissional.
Uma das mais importantes, dentre as inúmeras revoluções promovidas pela Internet, foi a transformação de, virtualmente, qualquer conhecimento, numa fonte de renda. De cursos para se aprender a arrumar as malas para uma viagem, à programação, ao desenvolvimento de aplicações – aliás, as aplicações são das mais prolíficas áreas da rede mundial – aos métodos de meditação para resolver os mais diversos problemas; às fórmulas para ganhar dinheiro, os métodos para lançar produtos, emagrecer, ou se relacionar de tudo se pode achar na Internet.
Ao se tornar o canal do passe a palavra ou da propaganda boca-a-boca, a rede mundial realizou o sonho de todo profissional de marketing: elaborar estratégias e peças de comunicação altamente segmentada e personalizada não só à medida da pessoa em sí, mas também e sobretudo, ao estágio que cada pessoa se encontra naquilo que o jargão do marketing chama de jornada do comprador.
No que respeita aos empreendedores a Internet é simplesmente o paraíso. Por qualquer ângulo que se a observe, a rede mundial descortina portas e mais portas de possibilidade para se criar fontes de rendimentos. Algumas mais complexas e tantas outras bastante simples.
Porém, empreender no mundo digital, ainda que relativamente fácil – não há um único assunto para o qual não encontre um tutorial – significa se deparar com um verdadeiro tsunami de informações, técnicas, ferramentas, estratégias etc.
A overdose de informações é uma das mais importantes causas da paralisia que aflige um enorme contingente de empreendedores. Muitos dos empreendedores de sucesso fazem esse alerta nas suas apresentações porém, se o empreendedor iniciante não for capaz, e a imensa maioria não é, de pesquisar, avaliar e selecionar os treinamentos e ferramentas mais adequadas aos seu projeto a tendência será de ele ficar paralizado diante de uma imensa panóplia sem conseguir juntar as partes do puzzle que é um empreendimento online.
As Camadas De Um Empreendimento Digital
Um empreendimento no mundo digital do tipo que é mais acessível à maioria das pessoas e que, portanto, não requer conhecimentos ou apetência para questões técnicas mais complexas, como acontece por exemplo, no desenvolvimento de aplicações é composto de três grandes tópicos: infraestrutura, conteúdos e promoção
Infraestrutura
Este tópico pode ser visto em outros três aspetos a saber: os relacionados com registo de domínios e hospedagem; a instalação de plataformas e ferramentas de produção e distribuição de conteúdos e as configurações das ferramentas de promoção.
Conteúdos
Em maior ou menor intensidade qualquer tipo de empreendimento digital digamos, mais clássico, como por exemplo o empreendedor afiliado e o infoprodutor, necessita sempre da produção de conteúdos, ou seja, por ordem de importância, vídeos, imagens, apresentações e textos.
Promoção
A promoção dá-se através do manejo das plataformas de marketing digital- Google, Youtube, Facebook, Instagram, Pintrest etc. através das quais são obtidas informações sobre o produto / serviços que se vai promover e o público alvo, também referido como avatar, com quem se quer falar. A partir de um conjunto de informações mais extenso, que vão para além destes dois tópicos, elaboram-se as estratégias e as campanhas que visam dar a conhecer a oferta, atrair leads e conquistar clientes.
Marketing e Marketing Digital
O uso da expressão marketing digital pode suscitar a ideia de que existem dois tipos de marketing. Embora essa não seja uma temática crucial, julgo oportuno expressar o meu ponto de vista. Na verdade o cerne do marketing é um só, e pode ser entendido como, o conjunto de iniciativas que são tomadas para convencer um grupo de pessoas a aderirem a uma causa ou comprarem um produto ou serviço. Há outras definições mais sofisticadas porém, para o propósito deste artigo, está basta.
O que aconteceu desde que, em 1954 Peter Drucker lança seu livro A Prática da Administração, é que as técnicas de vendas ganharam um novo status e passaram a absorver e trabalhar conceitos de outras ciências a fim de perceber melhor o comportamento humano no que respeita a compra seja de uma ideia, produto ao serviço. Como a essência do marketing é a comunicação, os marketer vêm desde então lançando mão das técnicas e ferramentas mais avançadas para a promoção de vendas.
Assim foi com as publicações impressas, jornais, cartazes, folhetos etc, com o rádio e a televisão. Não poderia ser diferente com o aparecimento da www (world wide web). O resultado é com a Internet conceitos e técnicas como funil de vendas, segmentação, nicho de mercado, público alvo ganharam ferramentas altamente eficientes em todos os aspectos da comunicação de marketing.
Em linhas, muitíssimo, gerais este é o panorama com que os empreendedores e candidatos a empreendedores têm de lidar. Este é o primeiro de uma série de artigos, que serão publicados originalmente no site da RBP Digital que pretende produzir e publicar à guisa de informações úteis para os que se interessam pelo assunto.