Caminhos
A rubrica “Caminhos”, com presença habitual no jornal A Voz de Paço de Arcos, surgiu aquando do início da atual série, sob a direção de José Serrão de Faria, diretor, e José Marreiro, eu próprio, como seu adjunto.
Na direção anterior, do fundador, e proprietário Joaquim Coutinho, várias eram as rubricas que noticiavam a realidade da vila, divulgando as situações que mais poderiam interessar aos habitantes da vila. Desde logo aspetos positivos, como melhoramentos, ou negativo, como ocorrências, ou situações a justificar a intervenção das autoridades, desde logo da autarquia local.
Pretendendo manter este papel cívico do jornal surgiu então neste figurino, que inicialmente era produzido pela dupla diretora, com pinturas e desenhos, do diretor, o pintor Serrão de Faria, e com textos de mim próprio. Atualmente, por afastamento por motivos de saúde do pintor, as imagens são em fotografia, de autoria do novo diretor adjunto, Santos Zoio.
O objetivo mantêm-se, divulgar o que de melhor se pode encontrar quando percorremos o território do concelho de Oeiras, a Vila de Paço de Arcos, e localidades circundantes, território alvo da ação do jornal, assim como, as situações que, a nosso ver, carecem de ser corrigidas, ou eliminadas, por não se adequarem aos interesses que defendemos, que são os interesses da população deste território.
Para a produção de cada “Caminhos”, a equipa define um trajeto e segue-o, fotografando o que ressalta com interesse informativo, e anotando o que importa dizer sobre o observado.
Pensamos que o objetivo a que nos propomos esteja a ser atingido, ao alertar os habitantes para aspetos, que de outra maneira continuariam a ser para si desconhecidos. Igualmente, em muitos casos, serve de alerta para que seja tomada consciência da necessidade da intervenção das autoridades responsáveis.