Teatro – “Historia de nós 2” – Uma comédia de Lícia Manzo

Registrations have closed.
Teatro – “Historia de nós 2” – Uma comédia de Lícia Manzo

Teatro – “Historia de nós 2” – Uma comédia de Lícia Manzo

Promotor
202 202 pessoas viram este evento.

23 de fevereiro a 16 de março de 2024

Sextas e Sábados às 21:30

Sinopse:

Edu é um homem dividido entre o desejo de ascender profissionalmente, a vontade de manter um casamento e o sonho de se manter eternamente livre. Já Lena é uma mulher ‘partida’ entre carreira, maternidade e paixão.

Dois personagens que, em cena, transformam-se literalmente em seis: Edu, Duca, Carlos Eduardo, Lena, Mammy e Maria Helena, dando corpo e voz às diferentes ‘facetas’ de um mesmo homem e uma mesma mulher.

A história mistura essa mudança de fases dos personagens e mostra um casal com opiniões divididas. O espectáculo decorre na noite em que Edu, separado de Lena há algum tempo, vai buscar os seus últimos pertences ao apartamento.

O derradeiro encontro do casal converte-se num ajuste de contas a um só tempo cómico e emocionante, onde tentam descobrir quem afinal causou a separação: a mulher, a mãe, a advogada bem-sucedida ou o marido, o adolescente eterno, o publicitário workaholic.

Depoimento da autora

A comédia que estreou em 2009, foi vista, nesse ano, por mais de 800 mil espectadores e eleita no mesmo ano pelo público, leitores do O Globo, como a melhor peça teatral. “A História de Nós 2” também leva como trunfo, indicações para os prêmios Shell e APCA – na categoria de Melhor texto e APTR – Texto e Produção.

Edu é um homem dividido entre o desejo de ascender profissionalmente, a vontade de manter um casamento e o sonho de se manter eternamente livre. Já Lena é uma mulher ‘partida’ entre carreira, maternidade e paixão. Dois personagens que, em cena, transformam-se literalmente em seis: Edu, Duca, Carlos Eduardo, Lena, Mammy e Maria Helena, dando corpo e voz às diferentes ‘facetas’ de um mesmo homem e uma mesma mulher.

“A história mistura a mudança de fases dos personagens e mostra um casal com opiniões divididas. Toda a gente tem problema no casamento, mas é um tema abordado com muita graça, as pessoas identificam-se com o texto. Os casais se cutucam a cada cena, eles reveem-se nos personagens. Todos se divertem muito e no final emocionam-se, inclusive os homens”

Por meio de humorados e reflexivos flashbacks, os seis personagens ocupam a cena, enquanto no palco é tecida essa “História de nós 2”. Conteúdo de imediata identificação do público e a forma como a história é abordada, pelo viés da comédia, são os principais factores do sucesso da peça.

Depoimento do Encenador

Depois do sucesso de Fim de Semana sem filhos, com 98,8% das sessões esgotadas, peça na qual tive o privilégio de actuar, dirigir e contracenar com uma incrível colega, produção que que fechei o ano de 2023, sou agora brindado por um começo de ano absolutamente fenomenal: começar os trabalhos artísticos de um novo ano dirigindo e encenando dois vultos consagrados do teatro, tv e cinema brasileiro e de colossal talento artístico: Miriam Freeland e Roberto Bomtempo. Dois artistas com um currículo invejável, só alcançável para os grandes, quer em cima do palco, quer, sobretudo, na vida.

Quiseram eles endereçar-me o convite para os dirigir. É um prémio de carreira que levarei comigo.  A eles agradeço a generosidade de tal convite e para mim, um sempre renovado gosto e privilégio trabalhar com esta dupla sem igual, naquilo que se pretende ser uma continuada jornada de muitas produções em conjunto. E já são três.

A par desta honra, outra igual e de dimensão idêntica: encenar um texto de uma autora, também ela premiada e consagrada através das suas inúmeras obras de reconhecido êxito e valor cultural. Lícia Manzo dispensa apresentações. Apenas e da minha parte, também, um louvor ao seu mágico talento, curvando-me aos seus profundíssimos textos recheados de humor, reflecção, espírito crítico e de enorme valor acrescentado para o publico, pelo poder de transformação das suas obras.

O espectáculo transcorre na noite em que Edu separado de Lena há algum tempo, vai buscar os seus últimos pertences ao apartamento. O derradeiro encontro do casal converte-se num ajuste de contas a um só tempo cômico e emocionante, onde tentam descobrir quem afinal causou a separação: a mulher, a mãe, a advogada bem-sucedida ou o marido, o adolescente eterno, o publicitário workaholic?

É neste frenesim em constante climax que nos vamos deliciar com a colossal interpretação de Miriam Freeland e Roberto Bomtempo numa, diria eu, comédia romântico-dramática.

Uma palavra de agradecimento à extraordinária equipa residente do TIO- Teatro Independente de Oeiras, onde incluo os técnicos Jorge Ferreira, Nuno Vilarinho e Ricardo Costa; a equipa de produção composta por Gonçalo Lima, Inês Carvalho, Pedro Ribeiro e Bárbara Botelho Lopes  e ao meu insubstituível assistente de encenação e director de cena Gustavo Piccirillo.

Ao público, o agradecimento especial de sempre pela vossa sempre assídua presença que faz de nós um teatro muito especial.

Ficha técnica

Texto: Lícia Manzo

Direcção geral, Encenação e direcção de actores: Carlos d’ Almeida Ribeiro

Assistente de produção e de encenação: Gustavo Piccirillo

Produção: Gonçalo Lima, Inês Silva, Barbara Botelho Lopes e Pedro de Almeida Ribeiro

Cenografia: Carlos d’ Almeida Ribeiro e Gustavo Piccirillo

Equipa cenográfica: Carlos d’ Almeida Ribeiro, Gustavo Piccirillo, Nuno Vilarinho Amaral

Design gráfico: Leonardo Pires

Fotografia de cena: Pedro natas Ferreira e Raquel Rodrigues

Desenho de luz:  Renato Machado

Montagem e Operação de luz: Nuno Vilarinho Amaral

Sonoplastia e edição de som: Jorge Ferreira

Operação de som: Ricardo Costa

Direcção de cena:  Gustavo Piccirillo

Frente de sala: Nuno Santos, Solange Brás, Pedro Colmonero

Redes sociais: Tayná Gonçalves Dias

Produtor: TIO (PT) e Movimento Carioca Produções Artísticas (BR)

Produção: 88ª

Personagens e intérpretes

Ver notas biográficas no fim

ELA, LENA, MAMMY, MARIA HELENA:   Miriam Freeland

ELE, EDU, DUCA, CARLOS EDUARDO: Roberto Bomtempo

Voz off de atendimento automático: Jorge Ferreira

Voz off Jamaica: Gustavo Piccirillo

Voz off criança: Miguel Bomtempo

Voz off masculina: Carlos d’ Almeida Ribeiro

Voz off secretaria: Filipa Borges

Calendário

23 de fevereiro a 16 de março de 2024

Sextas e Sábados às 21:30

Preços

Bilhete: 16,00€

Duração e Classificação

75 minutos

Maiores de 14 anos

Vendas, Informações e Reservas

Locais de venda: Ticketline, Fnac, Worten, El Corte Inglés , C. C. Dolce Vita

Bilheteira auditório: dias de espectáculo entre as 20:30 e as 21:30

Informações: bilheteira@teatrodeoeiras.com

Reservas: 1820

Event registration closed.
 

Data e Hora

16/03/2024 - 21:30 a
16/03/2024 - 21:30
 

Data de Vencimento da Lista

16/03/2024
 

Tipo de Evento

 

Categoria do evento

Compartilhe

Miguel Teixeira

Mais de 30 anos de experiência no mundo da comunicação, especificamente nas funções de criativo, estratega e redactor publicitário. Extenso percurso por algumas das mais marcantes agências de comunicação nacionais e multinacionais enquanto elemento integrante dos seus departamentos criativos e mais recentemente como freelancer. Escritor e autor de várias obras literárias, quer no âmbito da narrativa de ficção quer na poesia. Artista plástico na área da colagem com vasta obra realizada, parte da qual já exposta individualmente ou em colectivas.