Editorial – Edição 49 – Out. 2023
Tem sido verdadeiramente intensa e empolgante a atividade cultural na nossa comunidade. A riqueza de uma região vê-se não só pela sua vertente económica, mas também pela cultural, pois é pelo valor dado à cultura que podemos aferir o grau de evolução de uma determinada população. Um forasteiro que, de repente, aqui “aterrasse”, certamente ficaria muito bem impressionado com a oferta abundante de encontros poéticos, exposições de arte, palestras, tertúlias, festivais, não faltando concursos de fotografia, workshops e visitas orientadas a locais de interesse patrimonial e histórico.
Destaque-se, incluído na “Mostra de Artes da Palavra”, o “Posto de Escuta”, que no dia 5 de outubro, no Hotel Vila Galé de Paço de Arcos (Palácio dos Arcos – sala Luís de Camões), acolheu a Conferência República da Palavra, moderada por Cláudia Marques Santos e em que participaram o ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio, a escritora Isabel Figueiredo, Luca André, músico brasileiro a viver em Portugal, e Alexandra Baldé, de origem africana, que falou sobre a sua experiência nas redes sociais. Mais tarde, no Auditório José de Castro, houve um magnífico evento que se desdobrou por vários espetáculos, como sejam uma curta metragem, sobre José de Castro, realizada por Graça Patrão; uma homenagem a Natália Correia, protagonizada pela Associação Luchapa; um enredo elaborado pelas artesãs de Malhação, do Centro Comunitário de Linda-a-Velha; a encenação de uma troca de correspondência entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, feita por alunas da Universidade Sénior de Oeiras; uma performance de Sofia Nóbrega: poesia entre sons, tendo por fundo o tema da «maternidade»; A Palavra – Iago Moura Mota; um repertório de várias épocas apresentado pelo (In)Temporal Chorus.
São de assinalar outros eventos, como a exposição de pintura organizada pela Associação Paço de Artes com obras de Kaiser Dark e Cristina Bernardo; uma visita orientada ao jardim do Palácio Marquês de Pombal: “Um jardim modernista num ambiente setecentista”; a 7ª edição da Regata Marquês de Pombal e o Festival Náutico de Oeiras 2023 organizado pelo Âncoras; uma tertúlia cultural na Livraria-Galeria Verney sobre a importância das universidades sénior, com a participação da Dra. Mª. Lourdes Gomes e coordenada por Fátima Pissarra; uma exposição de artes plásticas organizada pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, que teve lugar no Forte de São Bruno, em Caxias, e em que participaram os artistas Miguel Santos Teixeira e Hazel Corte Real; um workshop, no Auditório José de Castro: “Rap, Hip-Hop e Spoken words; uma tertúlia no Teatro Independente de Oeiras, sobre “Cibersegurança e segurança do Estado”; palestra promovida pelo Rotary Club intitulada “Inteligência Artificial – Prós e Contras”; exposição “Água. e a casa e o mundo”, do artista Carlos Nogueira, no Palácio dos Anjos, em Algés; comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974 por José Aguiar Lança-Coelho.
Aguarda-se neste momento o anúncio do programa da Festa Anual de José de Castro. A sessão solene do programa decorrerá pela primeira vez no auditório com o seu nome. “A Voz de Paço de Arcos” congratula-se com o êxito obtido pelo Concurso de Fotografia Oeiras 2023. O leitor tem no interior do jornal toda a informação detalhada sobre o concurso.
Jorge Chichorro Rodrigues