Unidade de Saúde Mental inaugurada em Paço de Arcos
Lá em cima está o tiro liro liro, cá em baixo está o tiro liro ló. O que é que o início desta música tradicional portuguesa tem a ver com a Inauguração da Unidade de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), em Paço de Arcos? Ora quase nada, à excepção de que, no local onde antes estava instalada a anterior sede dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, funciona agora:
Lá em cima, esta nova Unidade de Saúde Mental do CHLO, composta por 12 gabinetes clínicos, de Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, sala de “Grupos Terapêuticos” e “Unidade de Dia”, para além de espaços de apoio administrativo; Cá em baixo, o Centro Cultural José de Castro, igualmente inaugurado no passado dia 27 de Abril.
Um feliz dois em um que, assim, vem melhorar a vida do Município de Oeiras, mais concretamente, a dos seus cidadãos, utentes e profissionais.
E se lá em cima será para acompanhamento e tratamentos na área da saúde mental, cá em baixo será para espoletar mais eventos culturais e artísticos.
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e ainda do Executivo Municipal e de Rita Peres, Presidente do Conselho de Administração do CHLO, esta cerimónia viu, assim, nascer, a 30 de Maio de 2023, mais uma unidade para a Estratégia Nacional de Saúde Mental, estimada num investimento municipal global de 1.800.000,00€ (um milhão e oitocentos mil euros). Números loucos, é certo, mas que, seguramente, se irão reflectir numa qualidade de vida acrescida para as gentes da nossa terra. E todos nós sabemos o quanto é necessário uma vida saudável, nomeadamente a nível mental. Mais do que estar outra vez de parabéns, Paço de Arcos está bem de saúde e recomenda-se!