Inauguração do Centro Cultural José de Castro
Após 33 anos de uma longa espera, Paço de Arcos pôde finalmente assistir no passado dia 27 de Abril à inauguração do Centro Cultural José de Castro, erigido no local da anterior sede dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.
A cerimónia foi, como se esperava, muito concorrida e via-se, principalmente estampada nos rostos dos que mais lutaram por este feito, a alegria e satisfação por esta justa homenagem ao grande artista que aqui nasceu e viveu, José de Castro. Paço de Arcos passa assim a contar com mais um excelente equipamento para usufruto dos seus habitantes, que, segundo palavras do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, é mais uma conquista da autarquia no sentido de proporcionar às diversas freguesias de Oeiras equipamentos culturais que permitam às suas populações reunirem-se em torno das mais variadas vertentes artísticas, sejam elas o teatro, o cinema, a música ou quaisquer outras, que agora passam a dispor de mais um espaço para a sua realização. A cerimónia contou igualmente com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que enalteceu o trabalho do Município de Oeiras no âmbito da cultura, referindo que “nem todas as autarquias têm o mesmo compromisso com a cultura e por isso não posso deixar de agradecer o trabalho que o Município de Oeiras tem desenvolvido nesta área”.
Fica assim cumprida mais uma promessa às gentes desta região, promessa essa que não só volta a fazer história, ao homenagear mais um nome maior da cultura portuguesa, mas que perspectiva e reforça o papel da cultura junto das gerações futuras, pois é com o surgimento de mais e mais equipamentos deste teor que Portugal ganha adeptos para as artes e assim cresce enquanto nação.